Nos ouvidos #30: Tori Amos — Speaking With Trees / Metal Water Wood / 29 Years

Ouvir Tori Amos, para mim, é nostálgico: perdi a conta de quantas vezes ouvi a  Cornflake Girl e outros clássicos quando era mais jovem. Sempre apreciei as composições carregadas de pianos e vocais marcantes da cantora, além da grande variedade de estilos entre as músicas. Fazia muito tempo que não ouvia o trabalho dela e isso mudou com o lançamento de seu novo álbum, Ocean to Ocean. Fiquei impressionado com as faixas repletas de camadas e elementos, e a voz de Tori continua bela e suave como nunca. O piano e a voz ainda são os destaques, porém o uso discreto de guitarras, baixos e bateria traz novos ares à musica da cantora — é uma mistura simultaneamente nostálgica e moderna.

O álbum como um todo é ótimo, porém, para mim, três faixas se destacam.

Speaking With Trees usa piano e guitarra em uma melodia bela, dissonante e intrincada. Na letra, Tori conta o que fez para lidar com o luto após a morte de sua mãe:  passou a conversar com árvores.

Metal Water Wood  me conquistou com sua batida hipnotizante proporcionada por baixo, bateria, piano e cordas. O refrão, em especial, é minha parte favorita por causa da mistura elaborada de elementos. Na letra, a artista fala sobre “ser maleável como água”, o que significa às vezes deixar a maré levar nossos sonhos despedaçados — uma ótima oportunidade para almejar novos ares.

29 Years tem um tom misterioso proporcionado pela melodia suave, cordas e um vocal etéreo. Na faixa, a cantora resgata o estupro que sofreu quando jovem para falar das dores que cada pessoa carrega e de como perdoar a si mesmo para poder seguir em frente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: