Nos ouvidos #12: Anja Garbarek — The Will to Walk

Anja Garbarek me conquistou há muitos anos com sua voz suave e suas composições inusitadas que passeavam pelo pop, eletrônico, trip hop e jazz. Os últimos trabalhos solo da cantora e compositora norueguesa foram lançados em 2005 (o álbum Briefly Shaking e a trilha sonora para o filme Angel-A), e depois uma participação em 2008 em um álbum do compositor Steve Janson. Agora em 2018, a cantora finalmente vai voltar à ativa com um novo trabalho e gostei muitíssimo da primeira música revelada.

O mais curioso é que o novo projeto de Anja Garbarek envolve várias mídias. A norueguesa colaborou com o coreógrafo e diretor Jo Strømgren e o resultado é “The Road Is Just a Surface“, um espetáculo que combina música, coreografia, elementos audiovisuais e interação entre os apresentadores. A peça explora “a experiência de estar preso em uma situação de vida emocionalmente fechada e a vontade de sair daquele lugar” e será apresentada pela primeira vez em maio de 2018 em um festival em Bergen, na Noruega.

Não estava muito claro se um novo álbum seria lançado junto com o espetáculo, mas para a minha surpresa, sem nenhum aviso prévio, Anja lançou um single e confirmou também o disco. The Will to Walk, a composição do single, tem tudo o que eu sempre gostei na música de Anja Garbarek: o vocal suave, a atmosfera misteriosa e agradável ao mesmo tempo, a melodia inusitada e hipnótica — gostei muitíssimo da dissonância entre a batida eletrônica de tempo quebrado e os elementos principais. A letra aborda o tema do espetáculo e descreve uma situação emocional tensa, com o refrão que diz “Legs are aching /
 As he’s faking /
 The will to walk this day ” (As pernas doem / Enquanto ele está fingindo / A vontade de caminhar hoje).

Já estou muito ansioso para ouvir o novo álbum de Anja Garbarek em sua totalidade.

Foto e informações sobre o espetáculo: Jo Strømgren Kompani

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s