Nos ouvidos #6: sakanaction — Tabun, Kaze. / Shin Takarajima

Sempre gostei de música japonesa, pois sempre tive a sensação que os artistas nipônicos colocam um pouco das peculiaridades culturais do país em suas composições. sakanaction (サカナクション) é um bom exemplo dessa características e é uma das minhas bandas japonesas favoritas, principalmente por conta do som bem único criado por eles.

A sakanaction é inusitada já no nome, que é uma combinação de “sakana” (peixe) e “action” (ação) — a intenção é passar uma ideia de movimento ágil, fugindo de estereótipos da indústria musical, como um peixe nadando rapidamente pela água. As composições da banda são um pouco complicadas de classificar, é uma mistura de rock alternativo, eletrônico, experimental e new wave, sendo o resultado algo bem único, com grande variedade de estilos entre as músicas.

Particularmente, gosto de como eles usam o baixo, teclado e sintetizadores para montar melodias memoráveis. Assim como as músicas, os clipes da banda são ótimos e criativos, com boa dose de surrealismo e inventividade. Escolhi duas músicas, tiradas dos últimos sinlges deles:

Shin Takarajima (新宝島)

Em português, “shin takarajima” significa algo como “a nova ilha do tesouro”, e é uma música cuja letra fala sobre sempre ir além, em busca de novos horizontes — a tal ilha do tesouro do título. Gosto muito do ritmo da música, principalmente do piano e sintetizadores. Já o clipe tem uma coreografia inusitada: os membros da banda fazem pequenos passinhos em meio a um grupo de líderes de torcida, gosto do visual elaborado desse vídeo. Essa música foi utilizada na adaptação live-action de Bakuman.

Tabun, Kaze. (多分、風。)

Tabun, Kaze, ou “o vento, provavelmente” tem uma letra que fala sobre uma garota tão arrebatadora que o vocalista se questiona se ela não é o próprio vento. Gosto muito do sintetizador e do baixo dessa música, que, em combinação com a voz do vocalista, evocam a sensação de algo meio surreal e retrô. O clipe também tem um tom meio fantástico: o vento sopra e faz a garota se transformar nos membros da banda e vice-versa.

 

Anúncios

2 comentários em “Nos ouvidos #6: sakanaction — Tabun, Kaze. / Shin Takarajima”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s