Anime: Patema Inverted

patema

Como seria ir para um mundo no qual a gravidade é invertida e é possível “cair” no céu? Essa é a premissa do longa de animação Patema Inverted (ou サカサマのパテマ — Sakasama no Patema), que explora a dualidade de um universo de física inusitada em uma aventura instigante e divertida.

Patema é uma garota que vive em um mundo subterrâneo repleto de túneis que lembra um grande complexo industrial. Sua atividade favorita é explorar uma zona proibida pelos sábios de seu clã — o motivo da proibição nunca lhe foi revelado. Um dia, ao passear por esse local, Patema encontra uma criatura estranha que anda pelo teto, como se fosse um morcego. Assustada, a garota acaba caindo em um buraco e vai parar na superfície de um novo mundo: um lugar onde a gravidade é invertida, onde o maior perigo para ela é “cair” no céu. Ela é resgatada por Age, um jovem estudante desse mundo. Juntos, eles vão fugir de um governo totalitário, enquanto que tentam descobrir as origens de seus mundos de gravidade invertida.

patema-02

A característica mais legal de Patema Inverted é a premissa de mundos com gravidade invertida, é muito interessante ver o choque de realidade sentido por Patema e Age. Essa questão da física peculiar também cria cenas inusitadas: a dupla de protagonistas consegue “voar” ao combinar suas gravidades conflitantes. A fotografia do filme ajuda a entender o pavor e confusão dos personagens, com a câmera girando para retratar como certos personagens vêm o mundo — é assustador e instigante ver como Patema enxerga essa realidade invertida.

patema-5

Outro ponto legal é a construção do universo da trama. Existe um motivo para que a gravidade seja bagunçada no mundo de Patema Inverted e ela é bem plausível, criando duas realidades bem distintas. Aiga, o mundo onde vive o garoto Age, é regido por um governo totalitário, individualista e controlador, onde classifica os seres que “caem no céu” como pecadores e até proíbe a contemplação dos céus. Já o lar subterrâneo de Patema é uma sociedade que valoriza a família, onde as relações pessoais são fortes — o que é necessário para sobreviver nesse ambiente complicado.

patema-3

O ponto central da trama é a confiança e a construção de laços em face do desconhecido. Patema, aos poucos, passa a confiar em Age — algo necessário, pois basta o garoto soltar a mão dela para que ela caia no infinito dos céus. Isso é complementado pela relação curiosa dos dois mundos, é interessante ver os personagens quebrando paradigmas em face das diferenças dos dois universos. E as surpresas e viradas de trama são constantes, resultando em mais quebras de conceitos.

O principal problema do filme são os personagens rasos: os protagonistas e vilões são unilaterais e seguem estereótipos já muito utilizados, se desenvolvendo pouco durante a trama. Outra questão diz respeito a pontos da história que são mal explicados, resultando em várias pontas soltas que confundem.

patema-6

Eu gostei muito de Patema Inverted. O filme conta com um conceito curioso e interessante, que instiga a curiosidade com as viradas da trama e universo conflitante. Os defeitos ficam por conta de personagens não são muito complexos e da história que tem algumas coisas que ficam sem explicação. Se você procura uma aventura leve, instigante e divertida, não deixe de conferir Patema Inverted.

Anúncios

3 comentários em “Anime: Patema Inverted”

  1. Assisti o filme por causa dessa resenha aqui, e gostei muito! Mas fiquei um pouco confusa em relação aos mundos. O mundo de Patema era subterrâneo? Porque em certa parte do filme em que Age e Patema “caem no céu” eles chegam ao mundo dela dando a entender que ele fica “em cima” do mundo de Age.

    1. Fico feliz que tenha gostado do filme 🙂

      Então, no começo da história sugere-se que o mundo de Patema é subterrâneo por ficar logo abaixo ao mundo de Age, mais especificamente nas construções subterrâneas da cidade. E, ainda por cima, o lugar tem visual que reforça isso: túneis escuros, muito cinza, construções rústicas. No decorrer do filme a gente acaba descobrindo que na verdade tem uma espécie de região que apresenta gravidade normal para Patema e “contrária” para Age, o que desmistifica o conceito de “mundo subterrâneo”.

      Já a parte em questão, na qual Age e Patema “caem no céu”, você está falando do final do filme? Nessa parte a gente descobre que na verdade existem dois “mundos” com gravidade invertida. Eu chutaria que o planeta mudou drasticamente por conta do cataclismo sugerido na trama, sendo assim existem “extremos” de gravidade. É uma parte que pode parecer confusa, mas na verdade essa região fica ainda mais abaixo da de Age — lembra que a Patema teve que escalar uma escada imensa pra poder chegar na porta que dá pro outro mundo?

      De qualquer maneira, o filme realmente tem uns pontos confusos… Seria legal uma continuação ou prequel pra explicar tudo direitinho 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s