Minhas cinco leituras favoritas de 2014

2014 foi um ano que eu li muito menos do que eu gostaria. Foi também um ano de decepções literárias: alguns dos poucos livros que li foram bem abaixo das expectativas. De qualquer maneira, ainda conferi coisas muito legais e escolhi minhas cinco leituras favoritas de 2014, como de costume.

Clique no título do livro para abrir o texto relacionado a ele. Não deixe de ver também as minhas escolhas dos anos anteriores: 2013, 2012, 2011, 2010, 2009.


Olhe para mim, de Jennifer Egan

olheparamim

Jennifer Egan se tornou uma das minhas autoras favoritas depois de eu ter lido A Visita Cruel do Tempo. Olhe para mim tem a característica marcante da autora de explorar várias narrativas e personagens simultaneamente, algo que gosto muito. É uma trama sobre a procura da própria identidade, repleta de personagens complexos e interessantes.


O Poder do Hábito, de Charles Duhigg

poder-habito

Como e por qual motivo agimos? De onde vêm os hábitos? Como entender o processo de criação e manutenção dos hábitos pode mudar a nossa vida? Esses e outros questionamentos são abordados no ótimo O Poder do Hábito. O livro faz um apanhado geral sobre o assunto, embasado em estudos e pesquisas, de maneira fácil de compreender. O autor também sugere algumas estratégias de ação bem interessantes.


Garota Exemplar, de Gillian Flynn

garota-exemplar1

Surpreendente e chocante, Garota Exemplar é um ótimo misto de drama e romance policial. A trama é centrada em Nick e Amy, que mantêm um casamento problemático. A situação muda quando Amy desaparece e tudo indica que Nick a matou. O ritmo é intenso e a todo momento você muda de opinião sobre quem é o real culpado e sobre o que realmente aconteceu. O que mais gostei foram os protagonistas: eles são muito bem construídos e parecem adoráveis por fora, mas basta entrar um pouquinho em suas mentes para perceber o quanto são doentios e cruéis.


O incolor Tsukuru Tazaki e seus anos de peregrinação, de Haruki Murakami

incolor-tsukuru-tazaki

O novo romance de Haruki Murakami me surpreendeu de várias maneiras. Eu esperava mais uma história nos moldes do autor, mas encontrei algo bem diferente e profundo. A jornada melancólica de Tsukuru Tazaki é bem tocante e explora vários sentimentos complicados como melancolia e culpa, mas sem deixar de lado coisas boas como superação e amadurecimento. E, claro, a escrita de Murakami continua excelente.


O Bicho-da-Seda, de Robert Galbraith (J.K. Rowling)

o-bicho-da-seda

No novo romance policial de Robert Galbraith (pseudônimo de J.K. Rowling) acompanhamos novamente o trabalho do detetive particular Cormoran Strike e sua assistente Robin Ellacott, que estão tentando resolver um novo caso. Nesse romance, Galbraith refinou as melhores características de narrativa de O Chamado do Cuco, sendo o resultado uma história mais enxuta e melhor de ler. Gostei muito também do maior desenvolvimento de Robin, uma das minhas personagens favoritas.


E vocês, quais foram suas melhores leituras de 2014? O que me recomendam?

5 comentários em “Minhas cinco leituras favoritas de 2014”

  1. Não li nenhum desses aí, então alguém vai me emprestar, o dos Hábitos e Garota Exemplar.
    Minha recomendação para 2015 é um que li que gostei muito, apesar de triste é bem interessante, A casa do céu!

  2. Achei que não ía ter as recomendações para 2015, estava só esperando. Yay! Vou ler: Bicho da Seda. sure!

    Recomendo: “Amar pode dar certo, de Roberto Shiniyashiki”, “Renúncia, de Emmanuel” e o 3º Livro da Torre Negra =) – Ah! E “Sàbado, de Ian McEwan” e para uma leitura descontraída e super veloz “A Profecia Celestina, de James Redfield”. Feliz 2015 de livros \o/

Deixe um comentário

