Análise: Em Risk of Rain (PC) sobreviver é um grande desafio

Prepare-se para explorar um planeta alienígena repleto de perigos brutais nesse criativo e viciante jogo indie.

Anúncios

risk-of-rain-capa

Roguelike é um gênero que tem ganhado força na cena indie. Nestes jogos, a dificuldade costuma ser alta e as mortes são permanentes, o que pode assustar alguns jogadores. Risk of Rain é um título de plataforma 2D para PC que utiliza estes conceitos de forma acessível em uma aventura de ficção científica cujo objetivo é (tentar) sobreviver e voltar para casa. Desenvolvido por uma dupla de estudantes, a dificuldade do jogo aumenta conforme o tempo passa e muitos elementos são aleatórios, o que resulta em partidas imprevisíveis e dificuldade elevada.

O último sobrevivente

Um cargueiro interestelar abarrotado de encomendas atravessa tranquilamente o universo. Mas a viagem é bruscamente interrompida: a nave é atacada por seres misteriosos e cai em um estranho planeta. Somente um membro da tripulação sobrevive e agora ele se encontra em uma situação complicada, pois o local está repleto de criaturas hostis. Felizmente, ainda existe esperança: uma parte da nave ainda está funcionando, mas a localização dela é desconhecida. Diante disso, o sobrevivente vai enfrentar os aliens, explorar o terreno e tentar voltar para casa.

Enfrentando hordas de inimigos

Risk of Rain é, em sua essência, um jogo de plataforma 2D e combate. O que o diferencia de outros jogos de plataforma são algumas características que costumam ser frequentes em títulos do gênero roguelike. A principal delas é a morte permanente: uma vez derrotado, é necessário recomeçar a aventura do zero. A sensação de progressão existe mesmo morrendo inúmeras vezes, pois tarefas executadas durante as partidas liberam novos itens e personagens, que facilitam jogadas futuras. Outro aspecto é a distinção entre as partidas: os estágios assumem diferentes formatos em cada exploração, com itens e inimigos espalhados de maneira aleatória, o que torna cada jogada bem única.

O objetivo de cada fase é encontrar um teletransportador que levará o sobrevivente para o próximo estágio. Essa não é uma tarefa fácil por conta dos inúmeros inimigos que aparecem a todo momento, bastando alguns momentos de distração para ser destruído. Ativar o teletransportador não é garantia de tranquilidade: ao ligar o dispositivo, é necessário aguentar 90 segundos de constante ataque, com direito a aparição de imensos chefes. Depois de terminado o tempo e ter derrotado todos os inimigos da área, finalmente é hora de seguir com a aventura.

Os sobreviventes contam com um pouco de ajuda: as encomendas do cargueiro interestelar estão espalhadas pelo estágio e podem ser compradas com o dinheiro obtido dos inimigos. Adquirir estes equipamentos é prioridade, pois eles aumentam muito a taxa de sobrevivência. Os objetos alteram características do personagem e dão vantagens como ataques extras, possibilidade de recuperar energia ao atacar, aumento da velocidade de movimentação, entre outras melhorias. Mais de 100 itens com efeitos distintos estão disponíveis em Risk of Rain. Derrotar oponentes também confere experiência, necessária para fortalecer o personagem. Subir de nível aumenta a energia e o poder de ataque do sobrevivente.

Risco e recompensa

Tudo isso seria tranquilo, se não fosse uma característica única de Risk of Rain: a dificuldade aumenta conforme o tempo passa. Cada incremento no nível de desafio torna os inimigos mais resistentes, além de aumentar a quantidade de monstros nas fases. Chega um momento que a dificuldade é tão alta que monstros comuns se tornam uma grande ameaça e vários chefes aparecem como se fossem inimigos normais. Estar bem preparado é essencial para sobreviver.

Essa mecânica faz surgir inúmeros dilemas. Devo correr para terminar a fase logo e evitar enfrentar inimigos muito poderosos nos estágios seguintes? Ou seria melhor gastar o precioso tempo para explorar os estágios e se fortalecer com itens e experiência para ter maior chance de sobreviver? Em toda partida é necessário fazer esse tipo de escolha e a sensação é sempre de urgência. A sorte também entra nessa equação: por conta da disposição aleatória de itens e portais, em algumas partidas coisas boas podem aparecer logo de início, enquanto em outras a situação é a oposta. Saber pesar o fator sorte também é importante para vencer.

Jogando várias e várias vezes

Risk of Rain é um jogo para ser jogado inúmeras vezes. No início, somente uma pequena quantidade de itens e um personagem estão disponíveis. Conforme o jogador realiza tarefas durante as partidas — missões como derrotar inimigos específicos, encontrar segredos e assim por diante, equipamentos e sobreviventes são desbloqueados. Os novos itens costumam ser de grande utilidade, o que permite chegar mais longe na aventura. Já os outros personagens alteram drasticamente a jogabilidade: O comando ataca com uma pistola e tem um movimento de esquiva; já o enforcer consegue defender completamente investidas inimigas, mas conta com o alcance limitado de sua escopeta; o mercenary fatia monstros com sua espada, mas não tem nenhum ataque à distância. Dez classes de personagens completamente distintos podem ser liberadas.

Está tendo dificuldade para concluir a aventura? Chame os amigos e tentem vencer os desafios juntos no multiplayer online e local. Até quatro sobreviventes podem se aliar para derrotar os aliens. Curiosamente, o jogo pode ficar mais difícil: a experiência, itens e dinheiro não são divididos entre os jogadores. Nesse caso, coordenação é essencial para sobreviver.

Um mundo exótico

Pixelart foi a escolha visual da dupla de estudantes que desenvolveu Risk of Rain. Os sobreviventes exploram belas áreas como cavernas, ruínas, montanhas geladas e florestas sombrias, cada qual com visual único. Os estágios são imensos, mas os personagens e inimigos são pequenos, mesmo sendo detalhados. Em alguns momentos isso dificulta a localização de aliados e inimigos, principalmente quando muita coisa está acontecendo, mas isso pouco atrapalha a experiência de jogo. A ambientação é complementada pela trilha sonora, que tem composições misteriosas e exóticas, combinando perfeitamente com a sensação de urgência da aventura.

Poucos são os problemas de Risk of Rain. O primeiro deles é o suporte incompleto a controles: eles funcionam perfeitamente durante o jogo, mas para acessar as opções no menu é necessário utilizar o mouse. Isso é problemático especialmente ao jogar na TV, longe do dispositivo. O outro defeito do título tem a ver com a performance. Em alguns momentos, quando a tela está infestada de elementos como inimigos e projéteis, a taxa de quadros cai drasticamente, chegando a parar completamente, mesmo em computadores mais poderosos. Em alguns casos extremos, o jogo simplesmente trava e o progresso é perdido. Felizmente os desenvolvedores estão sempre trabalhando para corrigir os bugs.

ror

Morrer é divertido

Morrer é fato corriqueiro em Risk of Rain. Entretanto, esse é justamente o motivo que vai lhe fazer jogar mais e mais: você vai querer tentar ir mais longe, sempre com o objetivo de superar os recordes das partidas anteriores e encontrar novos itens. A dificuldade elevada, aliada à excelente ambientação e a grande sensação de tensão e descoberta, torna o jogo viciante. Alguns problemas técnicos atrapalham a experiência, mas logo são esquecidos. Se gosta de jogos de ação em duas dimensões e de um bom desafio, você não pode deixar de conferir Risk of Rain.

~

Publicado originalmente no GameBlast

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s