Análise: Luftrausers (PC) é um shoot ‘em up aéreo desafiante e estiloso

Prepare o seu caça e destrua inúmeros inimigos nesse título indie que resgata a busca por pontos muito comum de fliperamas.

Anúncios

O visual retrô, com gráficos que remetem à era 8-bit, é bem comum no universo de jogos indies. Na maioria das vezes, os jogadores podem ser levados a pensar que isso é sinônimo de preguiça e simplicidade. O shoot ’em up Luftrausers prova que por debaixo dessa estética supostamente simples, algo complexo e desafiante pode ser encontrado. Desenvolvido pela Vlambeer, que é conhecida principalmente por Ridiculous Fishing (iOS/Android), este jogo “de navinha” mistura conceitos clássicos e modernos de ótima maneira.

Uma nave contra um exército

Em Luftrausers o jogador controla um único caça aéreo. Seu objetivo é muito simples: destruir todos os oponentes que aparecerem pelo caminho. Essa é uma tarefa complicada, pois a quantidade de inimigos na tela é grande e qualquer descuido resulta em morte. Controlar a nave não é muito simples no início, pois ela se movimenta no estilo “tanque” do título Asteroids (Arcade) — mover para os lados vira o veículo, sendo necessário segurar para cima para acelerar —, mas bastam algumas partidas para entender as mecânicas e executar manobras impressionantes.

O caça não tem barra de energia, mas ele consegue sobreviver a alguns ataques. O dano é representado por um círculo que se fecha em volta da nave e ele pode ser reparado: basta não atirar que a energia é recuperada lentamente. Essa mecânica traz muita estratégia ao título, pois a todo momento é necessário balancear entre atacar e se recuperar. É possível customizar o tiro, o corpo e os propulsores da nave, sendo que cada parte apresenta características bem distintas entre si, modificando drasticamente a jogabilidade. Mais de 120 combinações diferentes podem ser montadas.

Tentando se superar

Cada partida em Luftrausers dura por volta de cinco minutos, o que é perfeito para partidas rápidas. Por ser uma experiência arcade, o foco é sempre tentar obter uma pontuação melhor, o que não é tarefa fácil. O que acontece é que a dificuldade aumenta conforme os inimigos são destruídos: no início somente aparecem caças e alguns barcos com tiros um pouco mais potentes; mas pouco a pouco oponentes poderosos surgem, como submarinos que disparam mísseis letais, grandes cargueiros de batalha e até mesmo um imenso dirigível. Chega um momento que a quantidade de projéteis na tela é tamanha que é preciso ter muita habilidade para sobreviver.

Para dar variedade às partidas, existem as missões. São tarefas como derrotar um determinado número de inimigos com uma arma específica, sobreviver por um intervalo de tempo e alcançar um certo número de pontos. É importante vencer essas missões, pois é por meio delas que novas partes são desbloqueadas.

Retrô fluido

Luftrausers apresenta gráficos pixelizados, que lembram jogos de Game Boy Color. Essa sensação é reforçada pela paleta de cores, já que tudo é desenhado com poucas cores, como o marrom e amarelo. Mas somente os gráficos são retrô: a ação é elaborada e repleta de animações com muitos quadros. O resultado é um visual estiloso e único. A música segue uma linha mais simples, mas não deixa de ser viciante. Destaque para os instrumentos utilizados na trilha sonora: eles mudam de acordo com as partes equipadas na nave, dando a sensação de algo novo em todas as partidas.

Batalha repetitiva

Mesmo com ótima parte técnica e jogabilidade divertida, Luftrausers sofre com problemas de repetição e simplicidade de conteúdo. Toda a ação do título se passa em um único cenário e a quantidade de inimigos distintos é bem pequena. O jogo conta somente com dois modos, sendo que um deles é simplesmente uma versão mais difícil do game. Por conta disso, Luftrausers pode se tornar repetitivo rapidamente, principalmente se jogado por longos períodos. As missões até ajudam a quebrar essa sensação, mas algumas mais irritam do que divertem por exigirem sorte ou até mesmo objetivos absurdamente difíceis. A simplicidade é até justificável pelo fato do jogo ser uma experiência arcade com foco em superar pontuações, mas alguns modos extras seriam bem-vindos.

Um combate aéreo que diverte enquanto dura

Luftrausers é perfeito para aqueles momentos em que temos alguns minutos livres e queremos nos distrair com algo. A jogabilidade viciante, o belo visual e o alto desafio tornam a experiência bem divertida. É fato que o título não tem muito conteúdo e pode se tornar repetitivo, mas características como diferentes partes para o caça e as missões ajudam a amenizar isso. Se gosta do gênero shoot ’em up e de um bom desafio, não deixe de conferir Luftrausers.

~

Publicado originalmente no GameBlast

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s