Minhas cinco leituras favoritas de 2013

Meu 2013 foi um ano turbulento e repleto de mudanças. O resultado disso foi que, infelizmente, eu li muito menos do que gostaria. Mas isso não muda o fato de que eu li coisas muito interessantes e memoráveis. Assim como nos anos anteriores (2013, 2012, 2011), fiz uma lista das minhas leituras favoritas de 2013.


Cloud Atlas, de David Mitchell

cloud-atlas

A narrativa inusitada foi o que me fez gostar muito de Cloud Atlas. O livro é um conjunto de tramas levemente interligadas que se passam em diferentes épocas. Cada uma das histórias explora um gênero narrativo diferente, o que torna a leitura bem variada. E ele é também uma espécie de matryoshka (aquelas bonecas russas), pois uma história está “dentro” da outra, só lendo para entender. São poucos os defeitos: algumas histórias não muito interessantes e outras são subdesenvolvidas. A maioria das pessoas conhece somente a (fraca) adaptação cinematográfica (que saiu por aqui com o nome “A Viagem”), mas aparentemente o livro finalmente será lançado no Brasil em 2014.


A Visita Cruel do Tempo, de Jennifer Egan

visita_cruel_tempo

Mais uma narrativa inusitada na lista. A Visita Cruel do Tempo é um livro difícil de definir, afinal a trama é composta de várias histórias desconexas. No começo é estranho mas, aos poucos, você entende que, na verdade, cada trecho é um pedaço de algo bem maior e complexo, como se fosse um quebra-cabeça. Entender a obra como um todo, juntando as partes, é muito interessante. Amei também o conceito central de A Visita Cruel do Tempo: como o tempo afeta os relacionamentos e as pessoas.


Daytripper, de Fábio Moon e Gabriel Bá

daytripper

Daytripper foi uma quebra de paradigmas para mim. Nunca tinha lido nenhuma graphic novel (acredite!) e pra mim foi uma experiência muito boa. De autoria de dois irmãos brasileiros, Daytripper é belo e explora muito bem uma temática um pouco batida – a efemeridade da vida. Viajei na beleza das ilustrações e na vida do protagonista Brás.


Nada, de Janne Teller

nada

Desconfortável. Foi assim que me senti ao ler Nada, de Janne Teller. A trama é simples: um garoto diz que a vida não vale a pena e seus amigos tentam convencê-lo do contrário construindo uma pilha de significados. Mas não se deixe enganar pela narrativa serena e tranquila, pouco a pouco Nada mostra suas reais (e brutais) intenções. A reflexão é interessante e é impossível não tentar pensar sobre o que é realmente importante e o quão longe podemos ir para provar isso. Instigante.


O Chamado do Cuco, de Robert Galbraith (J.K. Rowling)

chamado_cuco

Romance policial da J.K. Rowling? Com certeza me interessei. O Chamado do Cuco tem personagens carismáticos, um trama bem construída e uma ótima narrativa. A progressão da história me fisgou e queria ler mais e mais. Mas, para mim, a melhor característica desse livro foi o fato de ser possível montar teorias e conclusões plausíveis para o crime, isso por conta do detalhamento no ponto dos fatos e das várias pistas espalhadas pela trama. Já quero a continuação!


Menção honrosa: Jurrasic Park & The Lost World, de Michael Crichton

jurrasic

Michael Crichton é um dos meus autores favoritos e agora finalmente conferi um dos trabalhos mais populares dele – fama essa que, infelizmente, não é creditada aos romances. Jurassic Park é uma história repleta de ação e tensão, com boas doses de brutalidade (não presente nos filmes). Crichton construiu um universo com tantos detalhes e embasamento científico que tudo parece real. E ainda consegui essa edição linda em capa dura, contendo os dois romances.


E vocês, quais foram suas melhores leituras de 2013? O que me recomendam?

2 comentários em “Minhas cinco leituras favoritas de 2013”

Deixe um comentário

