Impressões: Mario & Luigi: Dream Team (3DS)

M&L_DT

Mario & Luigi: Superstar Saga (GBA) é um dos RPGs mais criativos que joguei. Gostei muito do mundo maluco e da batalha divertida. A série fez sucesso e teve duas continuações para DS, que somente refinou um pouco a fórmula. Mario & Luigi: Dream Team é o primeiro RPG dos irmãos Mario para o 3DS e muita coisa mudou, sem deixar de lado as características originais da série. Tudo parecia tão divertido, colorido e legal que não resisti à tentação de jogá-lo.

Tudo começa quando a princesa Peach recebe um convite para conhecer a ilha turística Pi’illo. A garota viaja até o local, na companhia de Mario, Luigi e alguns toads da corte. Depois de uma calorosa recepção, o grupo acaba preso em ruínas do castelo local e encontra um estranho artefato parecido com um travesseiro. Quando Luigi dorme nesse travesseiro, um portal para o Mundo dos Sonhos é aberto. De lá sai uma estranha criatura que rapta (novamente) Peach, levando-a para o Mundo dos Sonhos. Mario e Luigi partem em uma aventura pela ilha para salvar a princesa mais uma vez.

mario_luigi_01

~

Gostei

Mistura de 3D e 2D: Diga adeus aos cenários 2D: Dream Team utiliza modelos 3D para representar as belas localidades da ilha Pi’illo. Tudo é bonito, colorido e detalhado. O mais legal é que os personagens ainda são sprites 2D, que combinam perfeitamente com o cenário 3D. O resultado é um visual único e harmonioso. Os sprites 2D são tão bem feitos que, num primeiro momento, pensei que eram modelos 3D.

Dream World: Por ser um resort, a ilha Pi’illo tem a tipica paisagem tropical que já cansei de ver em inúmeros games. Tudo muda quando a dupla visita o Dream World, que se passa na mente de Luigi. A desenvolvedora AlphaDream aproveitou a liberdade possibilitada por um mundo nos sonhos e criou cenários criativos, inusitados e variados. Uma pena que as visitas ao Dream World, em muitos momentos, são bem breves.

mario_luigi_05

Luigi: Dream Team faz parte das comemorações do Ano do Luigi, logo ele é um personagem central no jogo. Quando Mario entra nos sonhos de seu irmão, Luigi se manifesta de inúmeras maneiras divertidas. O Dreamy Luigi pode “possuir” certos objetos do cenário e a interação se dá pela tela de toque, cutucando o rosto do italiano de verde. Ele pode, por exemplo, possuir uma espécie de planta que pode ser esticada ao mexer no bigode de Luigi, útil para alcançar locais inacessíveis. Outra coisa legal é que é possível controlar um exército de Luigis no mundo dos sonhos.

Luiginary Attacks: Uma das características da série Mario & Luigi que está de volta em Dream Team são os Bros. Attacks, nos quais os irmãos atacam em conjunto. No Dream World eles são substituídos pelos Luiginary Attacks e utilizam os inúmeros Luigis de maneiras inusitadas. São ataques bem criativos e divertidos, no mesmo nível de loucura dos Bros. Attacks de Superstar Saga.

mario_luigi_04

Humor afiado: Mario & Luigi sempre foi sinônimo de diálogos e personagens divertidos e isso não mudou em Dream Team. É muito divertido ver os personagens detonando o Luigi… Pobre Luigi XD

Expert Challenges: Sempre achei fáceis as batalhas da série e em muitos momentos eu simplesmente evitava os inimigos. No quarto título da série existem os Expert Challenges, que são desafios adicionais nos combates como “executar dez ataques Excellent em sequência” ou “desviar de cinco ataques”. Pontos são dados como recompensa ao executar estas tarefas com sucesso e eles podem ser trocados por itens especiais. É uma adição legal e traz um pouco mais de desafio ao título.

mario_luigi_03

~

Não gostei

Tutoriais: Eu já tinha lido que os tutoriais irritavam em Dream Team, mas não sabia que era tão chato assim. A todo momento algum personagem explica alguma mecânica de jogo nova. Ok, é muito útil para quem nunca jogou a série, mas é muito chato pra quem já sabe como tudo funciona. Existem momentos absurdos que mesmo dispensando alguma explicação o personagem insiste e pergunta “você tem certeza que não quer que eu te diga isso??”, argh! Não custava nada ter uma opção de pular os tutoriais básicos.

~

mario_luigi_06Mario & Luigi: Dream Team é bem parecido com seus antecessores, contudo isso não chega a ser algo ruim. As novidades são poucas, mas bem vindas. As partes no Dream World são muito boas e por mim maior parte do jogo se passava lá por conta dos cenários criativos e do Dreamy Luigi e seus Luiginary Attacks. De ruim mesmo só fica essa insistência de querer explicar tudo, custava nada ter a opção de pular isso. No mais, Mario & Luigi: Dream Team é mais um excelente RPG para 3DS.

Anúncios

3 comentários em “Impressões: Mario & Luigi: Dream Team (3DS)”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s