Anime: PSYCHO-PASS

psycho-passFoi-se o tempo que eu acompanhava vários animes simultaneamente. O principal motivo mesmo foi a falta de paciência: as tramas se tornaram rasas e bobas e meu interesse foi sumindo. Felizmente encontrei algumas exceções incríveis como Mononoke e Kids on the Slope, o que me incentivou a continuar dando uma olhada nos lançamentos de cada temporada, algumas vezes um ou outro anime me interessa. Psycho-Pass foi uma dessas séries que me chamou atenção e já é um dos meus animes favoritos.

psycho-pass5Em um futuro distante, a humanidade vive de acordo com o julgamento do Sybil System. Este sistema é capaz de analisar as emoções, desejos e intenções das pessoas. Com estes dados, o Sybil define o emprego da pessoa e traça passos e metas para que todos vivam da melhor maneira possível. Outra característica do Sybil é que ele também consegue medir o “coeficiente de crime” de um cidadão, ou seja, a probabilidade de alguém cometer um crime. A polícia utiliza esse coeficiente, intitulado “Psycho-pass”, para prender ou até mesmo executar os suspeitos por meio de uma arma especial chamada Dominator.

A trama é centrada em Tsunemori Akane, uma garota que acaba de se tornar inspetora de polícia. Lá ela tem que lidar com os “fiscais”, pessoas com Psycho-pass alto e que são obrigados pelo sistema a trabalhar como investigadores. Os inspetores tratam os fiscais como animais, afinal eles são praticamente criminosos e não merecem total confiança. A equipe de Akane passa a investigar uma série de crimes que parecem não ter ligação entre si, mas que se revelam muito mais que isso. A nova inspetora aos poucos se torna amiga dos fiscais, especialmente de Kougami Shinya, que tem um ótimo faro para resolver os casos.

psycho-pass2

A primeira coisa que eu pensei ao ler a sinopse de Psycho-Pass foi “Ok, um anime estilo Minority Report…”, felizmente me enganei. No começo parece sim que a premissa é julgar pessoas por crimes que elas não cometeram, mas o foco é outro. A polícia existe justamente para tentar solucionar crimes que não puderam ser evitados mesmo com a monitoração constante do Sybil System. Os casos são bons e as soluções são inteligentes.

Entretanto a história fica interessante de fato quando o vilão aparece. É ele que move tudo com seu plano intricado, que aos poucos vai fazendo sentido. É a partir daí que as situações vão ficando tensas, com os personagens tendo que fazer decisões difíceis. Eu nunca tinha sentido tanta tensão ao acompanhar um anime e sempre ficava ansioso pelas surpresas seguintes. Claro, existem inúmeras situações e personagens clichês, contudo a atmosfera e trama não tornam estes problemas tão aparentes.

psycho-pass3

O questionamento mais interessante levantado por Psycho-pass, no fim das contas, não tem nada a ver com crimes ou a polícia. É uma história sobre uma sociedade distópica, controlada pelo Sybil System. As pessoas já se acostumaram e não questionam nada, simplesmente fazem o que o sistema manda, fingindo que os problemas sociais não existem mais, inclusive a polícia. O custo perfeição é alto: uma falsa liberdade. E a sociedade preferiu pagar.

Outro ponto que gostei muito é o fato da protagonista Akane enfrentar as convenções à sua maneira: trata os fiscais como iguais; decidiu ser inspetora por puro desafio, mesmo contando com outras opções de emprego; questiona as decisões do sistema e de seus superiores. É isso que faz Psycho-pass sair do ordinário: a reflexão das consequências de uma sociedade cujo livre arbítrio é praticamente inexistente e como as pessoas lidam com isso.

psycho-pass4

Com uma atmosfera cyberpunk e um monte de ideias legais, Psycho-pass é mais um anime que entrou para a minha lista de favoritos. Não é perfeito: alguns personagens são estereotipados e algumas situações são previsíveis, mas a atmosfera de tensão e os questionamentos interessantes compensam todos os problemas. Se procura algo inusitado e de trama interessante, Psycho-pass é uma excelente escolha.

Anúncios

2 comentários em “Anime: PSYCHO-PASS”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s