Impressões: Fire Emblem: Awakening (3DS)

fire-emblem-capaConfesso que conheço pouquíssimo da série Fire Emblem. O único game da série que joguei muito foi o primeiro título de GBA, que nunca terminei. Quando o assunto é estratégia por turnos sempre preferi seu primo Advance Wars. Conforme fui acompanhando Fire Emblem: Awakening percebi que a desenvolvedora Intelligent Systems se esforçou ao máximo e resolvi dar uma chance a este novo episódio da série.

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Gostei

Direção de arte: De autoria de Yusuke Kozaki, que foi responsável pela arte de No More Heroes (Wii), a arte dos personagens de Awakening é muito bela. A transição das ilustrações para modelos 3D foi fiel, é fácil distinguir os personagens. Gostei também de terem sido utilizados sprites para representar as unidades no mapa de batalha, uma excelente mistura entre o retrô e o moderno. E claro, é impossível não gostar das incríveis cutscenes espalhadas pela aventura.

Batalha: Sempre achei as batalhas da série muito legais, com os personagens se movimentando de maneira estilosa. Infelizmente os dois games da série em 3D não utilizavam muito bem o poder gráfico, contando com movimentação meio mecânica durante os confrontos. Isso foi corrigido em Awakening. As batalhas são bem mais dinâmicas e dramáticas, com movimentação mais natural. A possibilidade de controlar completamente a câmera durante os combates permite que eles sejam bem mais imersivos.

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Batalhas em dupla: Uma novidade em Awakening são os combates em dupla. Caso dois personagens estejam em espaços adjacentes no começo da batalha, ambos entram em combate. O segundo personagem provê assistência através de bonus de status, podendo também defender e atacar. Caso prefira, é possível formar pares. Estas novas mecânicas adicionam mais fatores estratégicos ao game.

Relacionamentos: A jogabilidade de Awakening é centrada nas relações interpessoais. É possível aumentar o nível de afinidade e amizade dos personagens, podendo até culminar em casamento de casais. Os relacionamentos são vitais: quanto maior a afinidade, melhor a dupla vai funcionar em batalha.

Música: Fire Emblem: Awakening conta com trilha sonora de qualidade, com sons que imitam muito bem instrumentos de uma orquestra de verdade. O que mais gostei é o fato de que existem duas versões das músicas: uma versão calma para o campo e outra mais elaborada para as batalhas. A transição entre as duas versões é suave e o resultado é excelente.

Opções para iniciantes: Uma das maiores características da série sempre foi a morte permanente de personagens, o que acarretava em ter que reiniciar a missão para reverter a situação. Em Awakening existe a opção de remover a morte permanente: personagens derrotados em batalhas ainda podem ser utilizados no futuro. Não é algo que eu vá usar, mas gostei dos esforços de tornar a série mais acessível.

Diálogos: Awakening conta com uma infinidade de personagens interessantes, mas o destaque são as conversas entre eles. O trabalho de tradução é excelente e conta com vários diálogos divertidos, como essas duas situações.

Conteúdo extra: O game conta com DLC grátis e pago. São coisas como desafios, mapas e novas unidades. Nos mapas pagos é possível até recrutar personagens de títulos passados em várias missões extras. Perfeito para aumentar a longevidade do título.

Arte 8bit do cartucho: Impossível não gostar da arte do cartucho: Chrom e “Marth” em estilo 8bit ♥

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Não gostei

Gráficos inconsistentes: Mesmo com direção de arte incrível e efeito 3D belíssimo, Fire Emblem: Awakening conta com algumas inconsistências gráficas. Alguns modelos são estranhos e algumas texturas são de baixa qualidade. Felizmente este problema não chega a atrapalhar a experiência de jogo.

My Unit simplificada: Eu gostei da ideia de um personagem funcionar como avatar do jogador, mas as opções de customização de aparência são mínimas. Custava nada a Intelligent Systems ter colocado mais opções.

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Onde estão os pés? Uma vez que você percebe que os personagens parecem não ter pés, você não vai mais conseguir parar de reparar neste detalhe Ծ_Ծ

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É fácil perceber o esforço da Inteligent Systems em construir um game com cuidado e repleto de conteúdo. Sendo assim é fácil afirmar que Fire Emblem: Awakening é um dos games mais completos da série, contando com inúmeras qualidades. Se gosta de RPGs estratégicos, Awakening é praticamente obrigatório.

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3 comentários em “Impressões: Fire Emblem: Awakening (3DS)”

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