Impressões: Wii U

Wii U

Sim, quem me conhece sabe que falei que não estava interessado no Wii U. Mas, assim como aconteceu com o 3DS, tive a oportunidade de conseguir o console no lançamento por um bom preço e decidi me aventurar. E não me arrependo, a Nintendo criou um sistema bem completo e divertido.

~

Gostei

GamePad: Ele pode parecer grande, pesado e desajeitado nas fotos, entretanto basta segurá-lo nas mãos para esquecer rapidamente todos esses pensamentos negativos. O controle do Wii U é ergonômico e confortável, encaixa perfeitamente nas mãos. A tela de toque responde bem e os sensores de movimento são excelentes. Poder jogar somente no controle, sem precisar da TV, é algo muito legal, mais um recurso que pensei que nunca ia utilizar. Só fiquei levemente decepcionado com os gráficos exibidos no controle: são um pouco borrados, mas suficientes.

Detalhes do GamePad

Miiverse: Quando vi que o Miiverse era uma rede social exclusiva do console eu pensei “Muito legal! Pena que não vou usar isso…”, já que nunca fui muito fã do Twitter e outras redes parecidas. Contudo acabei gostando quando passei a usá-la. É divertido ver as outras publicações e interagir com outros jogadores. A comunidade é extremamente receptiva, já pedi ajuda e sempre me responderam. Poder enviar mensagens para amigos é muito útil também, um recurso que sinto muita falta no 3DS. Felizmente a Nintendo incluiu a possibilidade de poder usar um teclado virtual para escrever as mensagens, um dos motivos de eu praticamente não usar o Troca Cartas no 3DS é o fato da minha letra ser horrenda. E o melhor de tudo é que o Friend Codes foram deixados de lado, agora cada pessoa tem uma Nintendo Network ID e é possível enviar convites de amizade.

Recursos online: Enquanto os últimos consoles da Nintendo engatinharam na questão de serviços via internet, o Wii U já foi lançado com vários recursos online. Não é um diferencial para mim, contudo eu sempre me aventuro por eles. Alguns que achei relevante:

  • eShop: O primeiro destaque é o eShop, a loja virtual do console. Disponível desde o primeiro dia, o canal já conta com conteúdo interessante, demos e até mesmo jogos de loja disponíveis para a compra. Desta vez os desenvolvedores têm mais liberdade sobre os preços, tanto é que alguns títulos independentes entraram em promoção recentemente (e eu corri para comprar Trine 2, haha). Infelizmente as atualizações são inconstantes, com algumas semanas sem nada de novo.
  • Browser: Ele é rápido, funcional e com compatibilidade excelente. É muito legal poder assistir vídeos do YouTube em Full HD na TV com facilidade. É muito útil também quando eu quero acessar algo rapidamente, nem preciso ligar o PC.

Warawara Plaza: A simpática praça repleta de Miis é muito divertida. A aglomeração de avatares aparece no menu do Wii U e mostra os jogos mais populares, acompanhados dos comentários feitos no Miiverse. Adoro ficar explorando essa praça, conferindo os Miis dos jogadores e as divertidas ações deles ao andar.

WaraWara Plaza

~

Não gostei

Instabilidade do sistema: É natural um novo console ter alguns problemas, mas os do Wii U são um pouco irritantes. O primeiro deles é a lentidão do sistema. Acessar opções como configurações e notificações levam mais de 15 segundos. Felizmente não preciso carregar estes aplicativos com frequência. Mas o que mais me incomoda é a instabilidade do Miiverse. Tem vezes ele demora mais de 30 segundos para abrir ou então simplesmente exibe um erro estranho. É chato demais, acabo desistindo de postar algo quando isso acontece.

Decisões retrógradas: Mesmo com tanta evolução, a Nintendo ainda continua a fazer várias escolhas estranhas. A primeira delas é sobre os perfis de sua rede online, as Nintendo Network IDs. Elas são presas ao console que foram criadas e alguns dados não podem ser alterados. Outro problema é a trava de região, que dessa vez assola até os controles.

Material brilhante: o console e a parte da frente do GamePad são feitos de um plástico brilhante, com um resultado visual muito bonito. O problema é que este material ama marcas de dedos, deixando o aparelho com um aspecto engordurado. E cuidado ao limpar, meu Wii U já ganhou inúmeros riscos, mesmo eu tomando muito cuidado.

O console

~

O que jogar

Os jogos

Nintendo Land: Para mostrar as possibilidades do console, a Nintendo desenvolveu Nintendo Land. O game é um conjunto de minigames que têm como tema séries da empresa como Mario e Zelda. O destaque são os modos multiplayer, joguei com vários amigos e foi algo muito divertido, a jogabilidade assimétrica é muito interessante. Os minigames single player prendem por algum tempo, mas cansam rápido. Minha análise completa está lá no Nintendo Blast.

GamePad


ZombiU:
Não sou fã desse tipo de jogo, mas gostei muito de ZombiU. O clima de tensão constante e o uso criativo do GamePad faz com que o título seja bem único. É divertido também jogar com amigos, passando o controle quando o personagem morre. Não se esqueça de “zumbificar” todo mundo com a ajuda de ZombiU, uma pena que não é possível compartilhar com facilidade a transformação feita pelo game.

~

O que espero do futuro

Uso criativo do GamePad: O Wii U já tem disponível uma quantidade notável de games, entretanto são poucos que de fato utilizam o controle de forma interessante. Os destaques até o momento são Nintendo Land e ZombiU, são um ótimo vislumbre das possibilidades. Espero que as outras produtoras consigam criar experiências divertidas e notáveis para o console.

~

Wii U

Eu estou satisfeito com o Wii U. É divertido, tem recursos legais e o GamePad possibilita experiências que não existem nos outros consoles. É difícil avaliar o possível sucesso do aparelho, ainda mais com novos consoles da Sony e Microsoft chegando em breve. É bom ver que a Nintendo mostra que aprendeu com os erros do passado e construiu um sistema completo e interessante, mesmo que o aparelho ainda seja vítima de decisões estranhas da empresa. Agora só torcer para que jogos legais sejam lançados para o Wii U 🙂

4 comentários em “Impressões: Wii U”

Deixe um comentário

