Impressões: Mario Tennis Open (3DS)

Mario Tennis sempre foi meu jogo favorito na série de esportes do Mario. Joguei loucamente no Nintendo 64, mas não gostei muito de Mario Power Tennis (GC/Wii), principalmente por conta dos Power Shots. Quando Mario Tennis Open foi anunciado eu não dei muita atenção, mas depois de jogá-lo acabei gostando muito.

~

Gostei

Pouca mudança na fórmula: Pouco da jogabilidade básica do jogo foi alterada. O jogo conta pequenas adições como a possibilidade de provocar o oponente e o Flat Shot, uma raquetada na qual a bola é lançada de forma reta, praticamente sem giro. Se você já gostava do jogo antes, vai continuar gostando.

Chance Zones: Uma das melhores alterações pra mim foi a substituição dos roubados Power Shots pelas Chance Zones. As Chance Zones são áreas que aparecem no campo e caso o personagem entre nessa área e use a raquetada correta, um poder especial é ativado. Esses poderes lembram os Power Shots, mas são bem mais fáceis de defender. Entra também a questão estratégica: as Chance Zones só aparecem caso o oponente devolva a bola de modo ruim, sendo assim é possível forçar o outro competidor a errar. Simples, mas difícil de dominar.

Ideal para partidas rápidas: Para se adaptar à realidade portátil, o jogo foi alterado para partidas rápidas, coisas de dez ou quinze minutos, tornando-o bem dinâmico. E os modos extras ajudam nisso, são divertidos sem tomar muito tempo. Destaque para os mini-games, são desafiadores e exigem atenção e técnica.

Personalização de Mii: O maior destaque para mim acabou sendo a personalização do Mii. É possível equipar o personagem com uma infinidade de acessórios que afetam o status, além de uma mudança visual que lembra os populares chapéus da Praça Mii. Existe uma infinidade de equipamentos a serem comprados e as possibilidades de combinações são imensas. Além disso, o StreetPass permite encontrar outras pessoas e jogar os modos Ring Shot e Exhibition contra elas, podendo liberar acessórios do oponente no processo. E pessoalmente eu prefiro muito mais a personalização de Mii do que o modo RPG das versões portáteis anteriores, eu não achava divertido ficar jogando partidas longas e monótonas contra personagens genéricos só para poder subir de nível e ter alguma chance nos campeonatos.

Multiplayer diversificado: Via Download Play é possível jogar boa parte dos modos como Ring Shot, Super Mario Tennis e Exhibition, sendo poucas as limitações. Já no online só estão disponíveis os modos Exhibition e Quick (uma espécie de tie break), nem acho ruim por ser ideal para o online.

Não gostei

Visual simplificado: Não sei se é por conta de ser numa tela menor, mas o jogo parece ter um visual simplificado em relação aos antecessores. Os gráficos estão competentes, mas nada excepcional.

Uso do Gyro: O uso do giroscópio é um recurso forçado e inútil. Com ele ligado, a visão se aproxima do personagem quando o console é segurado mais na vertical. Nesse modo o jogador só aperta os botões para desferir raquetadas, com o personagem se movendo automaticamente na direção da bola. Não é divertido e piora a jogabilidade, é melhor desligado.

Online inconsistente: O modo online é divertido… quando funciona direito. Boa parte das vezes fiquei um bom tempo tentando encontrar oponentes e nada. E quando consegui várias das partidas foram dominadas por lag, sendo praticamente impossível jogar direito.

Moedas somente nos mini-games: Moedas são utilizadas para comprar os acessórios para o Mii, mas elas são adquiridas somente nos mini-games. Por mais divertidos que eles sejam, é meio chato ser forçado a jogá-los para poder melhorar o Mii.

Fraco sistema de comparação de status: Esse é um detalhe bobo, mas pra mim é algo bem irritante. O jogo não faz comparação entre os status dos itens no momento de equipá-los, ou seja, é necessário olhar manualmente a diferença. Não custava nada um quadro antes e depois

~

No mais Mario Tennis Open é um jogo competente. As poucas novidades são bem divertidas e me agradaram, principalmente a adaptação para sessões mais curtas e a customização do Mii. Se você gosta do gênero, Mario Tennis Open é uma ótima pedida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s