Análise: Sakura Samurai: Art of the Sword

E a safra de bons jogos de eShop continua. Depois do excelente Pushmo e do bom Mighty Switch Force, o próximo destaque foi Sakura Samurai: Art of the Sword.

Em Sakura Samurai controlamos um jovem samurai que tem como missão resgatar a princesa Cherry Blossom, princesa esta que foi capturada por um lorde maligno. O importante aqui é esquecer outros jogos de samurai como Sengoku Basara, onde a ação é desenfreada e os personagens fazem ataques incríveis. Precisão e simplicidade são os principais objetivos em Sakura Samurai. A jogabilidade consiste em basicamente atacar no momento certo e somente quando necessário. Para isso é importante observar os ataques inimigos, esquivar e em seguida atacar. É um conceito simples, mas na prática é bem mais difícil do que parece e morrer é algo que acontece muito. A dificuldade é crescente: conforme avança novos inimigos com diferentes armas e padrões de ataque mais complexos vão aparecendo. Ao menos é possível utilizar itens que ajudam no combate.

Existe um incentivo para que todos os ataques sejam executados de forma perfeita: a cada movimento de esquiva executado com sucesso o jogador ganha um Precision Point, pontos estes que podem ser trocados por dinheiro. Quanto mais pontos acumulados maior é a recompensa, mas basta somente um erro para que todos os pontos sejam perdidos. Claro que é possível simplesmente ficar esquivando interruptamente para acumular pontos de precisão rapidamente, mas ao abusar da esquiva os inimigos ficam irritados e passam a ser bem mais agressivos, aumentando drasticamente a chance de cometer um erro e perder todos os pontos.

O jogo é dividido em fases curtas, nas quais é necessário derrotar um ou mais grupos inimigos para avançar. Existem também cidades que oferecem alguns serviços como lojas de itens, hotel (para recuperar a energia e salvar o progresso) e ferreiro (afia e melhora o corte da espada). Nas cidades é possível jogar alguns minigames que também envolvem atacar com precisão, sendo possível ganhar alguns itens e ataques especiais no processo. No fim de cada área está o castelo do lorde maligno da região, nestes castelos enfrentamos vários grupos de inimigos e um chefe no final. Os chefes oferecem um desafio considerável com padrões de ataques bem mais difíceis de entender e escapar.

Tecnicamente Sakura Samurai não é um jogo muito excepcional. Os graficos são medianos, lembrando jogos de algumas gerações atrás com modelos e texturas simples, sendo um exemplo claro o horrível mapa… ao menos o jogo usa de profundidade de campo para ajudar a esconder esses defeitos. Os cenários não têm muita variedade, não passam de grandes espaços vazios com inimigos espalhados, com pedras ou grama espalhados ocasionalmente. O efeito 3D é até bom, com alguns efeitos interessantes como pétalas de cerejeira caindo dos inimigos derrotados e objetos quase que saltando para fora da tela, mas o principal uso continua sendo a sensação de profundidade. A música é bem agradável e tem como tema o Japão feudal, com toques de dinamismo durante as batalhas, mas infelizmente não é muito memorável.

Um ponto importante é o fator replay, já que Sakura Samurai oferece alguns modos além do modo principal. Existem 3 modos survival no qual é necessário derrotar uma quantidade específica de inimigos (30, 50 e 100 inimigos) no menor tempo possível. Outro desafio é a campanha difícil, na qual a quantidade de corações é limitada em três e os inimigos são bem mais agressivos e fortes. Por fim está disponível também o Rock Garden, um pequeno jardim no qual o jogador ‘dedica’ os passos acumulados pelo 3DS para fazer florescer cerejeiras e melhorar o jardim. Estes modos ajudam a manter a longevidade do jogo.

Mesmo com alguns poucos defeitos, Sakura Samurai: Art of Sword é um jogo bem divertido. Com sua dificuldade moderada (e quase frustrante em alguns momentos) pode não ser apreciado por todos, é um jogo que demanda calma e atenção. No mais é um lançamento de eShop bem completo, recomendado :]

Sakura Samurai: Art of Sword está disponível no Nintendo eShop. Site oficial aqui.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s