Recomendações: DSiWare

O DSiWare foi a segunda plataforma de jogos digitais da Nintendo. Mas ao contrário do WiiWare, o DSiWare teve visibilidade bem reduzida por só estar disponível no DSi (console que nem todo mundo comprou por já ter o DS normal). Com o lançamento do 3DS e seu eShop estes jogos passaram a ter maior visibilidade, já que agora muito mais gente pode conferir os jogos de DSiWare. O único problema é que o serviço está infestado de jogos ruins… sendo assim pensei em recomendar meus favoritos. O título de cada jogo leva para a respectiva página no catálogo de jogos de DSiWare da própria Nintendo.

Link ‘n’ Launch

Com certeza meu jogo favorito de DSiWare. Link ‘n’ Launch é mais um daqueles puzzles de conceito simples, mas repleto de situações complexas. O objetivo é mover peças, ligando uma fonte de energia a um foguete, fazendo ele avançar pelo cenário, até alcançar o planeta no fim do percurso num certo limite de tempo. Existem algumas variáveis: é possível determinar a direção em que o foguete sobe (tomando cuidado para não sair dos limites do cenário), o foguete pode passar por melhorias (fazendo ele voar mais longe), existem também regiões diferentes que só atrapalham(com sombras que não deixam ver os formatos dos blocos, por exemplo). Começa extremamente fácil e vai se tornando muitíssimo difícil. Além disso existe também um modo puzzle, no qual você deve ativar o foguete com a menor quantidade de movimentos possível.


Aura-Aura Climber

Uma experiência arcade bem divertida. A estrela Aura-Aura caiu do céu e decide voltar para lá, para isso ela usa uma espécie de gancho para se agarrar a outras estrelas e conseguir subir até o céu. O jogo é basicamente isso: ir pulando e usando o gancho para subir até o final da fase. É claro que no meio do caminho tem vários inimigos e outros perigos para desviar, assim como itens que ajudam Aura-Aura (bombas para destruir inimigos e melhorias para o seu gancho). Tem dois modos de jogo (Score Attack e Endless) e existem variadas medalhas (estilo ‘conquistas’)para serem adiquiridas. O melhor de tudo é que é bem barato, somente 2 dólares.


Art Style: BOXLIFE

Um jogo cujo objetivo é fazer caixas. Parece um conceito bobo, mas é um jogo bem complicado. O que acontece é que o jogo só te dá uma grande área desforme de papel e você tem que cortar e montar caixas, sem deixar nenhum espaço sobrando. Para isso é necessário fazer vários padrões diferentes para conseguir aproveitar completamente tudo. Tem também um modo “endless”, aonde você ganha dinheiro e pode comprar itens para enfeitar a tela-título.


Art Style: precipice

Outro jogo de conceito simples: caixas estão caindo do céu e você deve sobreviver. Para isso você pode mover ou subir nas caixas, sempre de olho no fôlego do personagem que aos poucos vai acabando (e pode ser recuperado ao passar em cima de caixas específicas. Existem dois modos: ‘Ten Floors’ e ‘Tower’. Em ‘Ten Floors’ o objetivo é subir 10 “andares” de caixas, tentando alcançar a maior pontuação possível (você ganha pontos ao passar por cima das caixas). Já o modo ‘Tower’ tem uma área de jogo bem menor, mas o objetivo é sobreviver o máximo possível.


Spin Six

Esse puzzle na verdade é uma versão reduzida de Nonono Puzzle Chairian para Gameboy Advance. Como qualquer puzzle que envolve milhares de peças coloridas, o objetivo aqui é agrupar várias peças da mesma cor, girando-as. Mas a principal diferença é que para as peças serem eliminadas é necessário agrupar peças de acordo com o número escrito nela. Por exemplo, para eliminar peças que tenham um 3 escrito é necessário agrupar 3 peças contendo 3 em uma linha… só que ao invés delas sumirem é adicionado 1 unidade à peça, ou seja, agora são necessárias 4 peças de número 4 para eliminá-las. E assim sucessivamente até o número máximo de 6, que é quando elas finalmente são eliminadas. A mecânica é difícil de ser explicada (um vídeo aqui), mas é um jogo fácil de jogar e com inúmeras possibilidades de combo. Oferece vários modos como Puzzle, Time Attack e Endless. Uma pena que o modo vs da versão de GBA não foi incluído.


Mighty Flip Champs!

Mais um puzzle (é o último, prometo!) muito divertido, mas desafiador. Em Mighty Flip Champs! temos que encontrar os amigos da jovem Alta e guiá-la até o fim dos labirintos. A diferença é que todos labirintos são feitos de 2 ou mais dimensões, sendo que para avançar é necessário ir alternando entre essas dimensões com o cajado mágico de Alta. A próxima dimensão é mostrada na tela de baixo e uma sombra de Alta é mostrada lá também, detalhando aonde você vai parar caso use o cajado. Como Alta não consegue pular, é necessário pensar com cuidado cada um dos movimentos para conseguir avançar.


Shantae: Risky’s Revange

Esse praticamente dispensa apresentações. Shantae: Risky’s Revange é a continuação do excelente Shantae de GBC. É um jogo de plataforma, com muitos toques de exploração. Os gráficos são excelentes, a jogabilidade é boa e o jogo é divertido (por mais que um pouco repetitivo). Uma pena que ele seja simples demais quando comparado ao primeiro de GBC.

~

No mais essas são as minhas recomendações. Ok, sei que tem muitos puzzles (o que posso fazer se gosto?), mas garanto que valem a pena. E você, me recomenda algum outro jogo? 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s