Impressões: Super Mario 3D Land

E depois de muita espera finalmente Super Mario 3D Land. Mesmo sendo um dos jogos mais esperados de 3DS para alguns, eu não tinha muito interesse nele. Conforme os vídeos foram sendo divulgados eu acabei me rendendo. A minha impressão inicial é boa e bate bem com o que estão falando por aí.

O que achei legal:

  • Efeito 3D: Finalmente um efeito 3D no 3DS que vale a pena. Não sei muito bem como explicar, mas Mario 3D Land com 3D desligado não é a mesma coisa. Dá pra sentir bem a profundidade de tudo, muito legal. E também existem alguns pontos (puzzles) em que o 3D é realmente necessário, sem ele fica muito mais difícil saber aonde se deve pular. Uma pena que são poucos puzzles que utilizam de fato o 3D, mas já é um começo para que isso seja utilizado mais vezes.
  • Gráficos: SM3DL apresentou até agora os melhores gráficos que vi no 3DS. Tudo roda de maneira fluída e tudo é bonito, praticamente no nível de Super Mario Galaxy. E a direção de arte é legal também, tudo bem colorido e único, como é de costume nos jogos do Mario.
  • Divertido: É muito divertido jogar SM3DL e isso se dá principalmente pelo level design variado. Cada fase é bem diferente da outra, repletas de pequenas coisinhas legais e detalhezinhos em todos os cantos. Só não espere algo completamente novo e impressionante como Mario Galaxy, é mais uma mistura das aventuras 2D e 3D. Mesmo com menos movimentos que nos jogos anteriores, Mario ainda é fácil de controlar e tem movimentos legais. O que mais gostei sem sombra de dúvidas é o movimento de ‘rolar’ do Tanooki Mario, muito legal! As referências aos vários Marios anteriores também são bem legais.

O que não achei tão legal assim:

  • Pouco conteúdo: SM3DL tem somente um modo principal e só. Nada de minigames ou multiplayer como nas aventuras de DS. As fases são curtas e não existem muitas delas. Eu mesmo cheguei ao mundo 4 (de 8 mundos) em menos de 2h, jogando normalmente, sem pressa. Outra questão é que a progressão é linear, ou seja, não existe um mapa com caminhos alternativos como no New Super Mario Bros. O recurso do StreetPass não é lá muito interessante também e não adiciona nada de significativo ao jogo. E sim, sei do que se trata o conteúdo e extra e acredito que minha opinião não vá mudar muito.
  • Fácil: As fases são fáceis, muito fáceis, é bem difícil morrer. Fica a impressão que o público-alvo são pessoas que não costumam jogar muito. Sem contar que o suposto desafio do jogo consiste em pegar todas as Star Medals de cada fase, moedas essas que costumam estar em lugares óbvios ou de fácil localização. E é uma pena também que as habilidades um pouco avançadas como rolar e pulo longo sejam subutilizadas, já que não existe a necessidade de usá-las para terminar as fases. Mesmo morrendo várias vezes (por descuido principalmente) e tendo perdido uma ou outra Star Medal, ainda acho o jogo fácil.
  • Música: As músicas são legais e tal, mas faltou algo aqui. Depois de Super Mario Galaxy eu esperava uma trilha sonora ao menos no mesmo nível (ou próximo), mas o que encontrei foi uma trilha repleta de músicas reutilizadas dos Marios antigos e uma insistente música-tema que toca o tempo todo até você não conseguir aguentar mais. Infelizmente as músicas inéditas são fracas. Mas gostei muito da música da tela-título.

No geral gostei muito de Super Mario 3D Land. Não se compara aos últimos grandes jogos do Mario, mas é um ótimo jogo de 3DS.

 

11 comentários em “Impressões: Super Mario 3D Land”

  1. Concordo com o volume do jogo, fica a sensação de estar faltando alguma coisa. A dificuldade melhora um pouco nos estágios especiais, mas não chega a ser muito desafiador. É aqui que mora a síndrome “sunshine” do jogo: ele fica muito, mas muito mais fácil se você usa sempre o racoon suit (principalmente quando se trata da descontrolada da “Luíza”, hahaha XD). Teve estágios que simplesmente ignorava o racoon suit e seguia sem roupa nenhuma, deixando o jogo muito mais interessante.

    No geral eu recebi muito mais que esperava do jogo. Nunca fui entusiasta dos NSMB mas esse consegue algo um pouco próprio para si.

    1. Realmente, a gente acaba se acostumando com a Tanooki Suit e fica dependendo o tempo todo daquela coisa de flutuar. Ao menos no Mario Sunshine tinha aqueles pontos em que você era obrigado a ir sem o FLUDD, aparentemente aqui não… Mas veremos, estou no final do mundo 6 e jaja chego nos mundos especiais.

      E “descontrolada Luíza” foi ótima XD

  2. Eu fechei o jogo completo, pegando o status de cinco estrelas e abrindo o estágio final. Vale a pena revisitar os mundos, então no fim o volume de jogo fica no ponto. Podia ter mais, mas falar que tem pouco seria inapropriado.

    E a Luíza me irritou demais com os descontrole dela, hahaha. Viva derrapando nos momentos mais críticos e se jogando nos abismos. E é aqui um dos pontos mais engraçado do jogo: o grito esganado do Luigi é a coisa mais comédia do jogo, hahaha.

    By the way, notei que o CD da orquestra dos 25 anos de Zelda que veio na versão japa é o regido pelo Takemoto e a filarmônica de Tokyo! Será que a versão americana será também ou segue a orquestra da loura?

    Tenho pouco tempo de jogo, mas a impressão inicial foi muito boa! =)

    1. Verei então se no final concordarei com você. E o Luigi sempre foi descontrolado assim, só lembro dele no Galaxy, ele parecia ter algum distúrbio de tão descontrolado XD

      Já sobre o cd do Zelda, o que eu tinha lido, é que a regência seria pela loura doida lá… Eu já ouvi o disco e achei bem mediano =/ Quando o meu chegar eu verifico.
      Já sobre o jogo em si estou gostando muitíssimo, 25h de jogo e nem sinal de que está perto de terminar, sem contar que não é cansativo já que a todo momento tem algo novo. Depois eu posto minhas impressões aqui também 🙂

Deixe um comentário

