Sangue de Tinta, de Cornelia Funke

Tenho medo das palavras, Meggie! Antes elas eram mel, agora são veneno, puro veneno! Mas o que é um escritor que não ama mais as palavras? O que ainda sou? Essa história me devora, ela me esmaga, a mim, seu criador! (pág 529)

Continuando a história iniciada em Coração de Tinta, desta vez Meggie dá um jeito dela mesma entrar para dentro do livro Coração de Tinta, logo após Dedo Empoeirado conseguir o mesmo feito com a ajuda de um estranho leitor de nome Orfeu. Acontece que o Mundo de Tinta não é tão mágico o quanto ela imaginava e muitos perigos estão a espera.

Num primeiro momento Sangue de Tinta soa como uma continuação natural do primeiro, mas notei que houve uma evolução grande em todos os sentidos. A começar pelos personagens, dessa vez eles estão bem mais interessantes e bem trabalhados, sendo um exemplo claro Dedo Empoeirado, Fenóglio e Mo. As situações também são bem mais inusitadas e intensas, uma história mais elaborada e bem menos infantil em relação ao primeiro (nada de boa parte do livro mantendo os personagens principais presos em masmorras). Sem sombra de dúvidas a melhor característica da trama é Meggie e Fenóglio tentando corrigir (em vão) os vários problemas do Mundo de Tinta, sendo que as vezes a situação faz é piorar.

O defeito dessa vez fica por conta da escrita da autora. Sim, o estilo é bem similar ao do primeiro livro, só que falta dinamismo em certas cenas importantes, principalmente momentos de ação e tensão. Uma pena também que Funke não tenha explorado melhor alguns personagens secundários. E o final também deixa um pouco a desejar, talvez um pouco por conta da falta de dinamismo nas cenas finais.

Sangue de Tinta é uma excelente continuação e expande de maneira incrível o universo apresentado em Coração de Tinta. Fico curioso em como a trilogia vai ser concluída.

Anúncios

2 comentários em “Sangue de Tinta, de Cornelia Funke”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s