Impressões: Nintendo 3DS

Por sorte do destino, consegui um Nintendo 3DS em ótimo preço na semana de lançamento 🙂

Agora, com mais de 1 mês de uso, já tenho opiniões mais concretas sobre o novo portátil da Nintendo.

Gostei
3D sem óculos
O principal atrativo do 3DS é justamente o 3D sem óculos e isso funciona muito bem. Praticamente em todo lugar do menu e jogos o efeito 3D está presente e é algo muito legal. A impressão que se tem é de estar olhando uma pequena maquete, com vários níveis de profundidade. Ah, os efeitos que “saltam” para fora da tela existem sim, mas não são tão impressionantes como no cinema.

Design
A Nintendo finalmente aprendeu e não cometeu o erro medonho do DS e lançou um portátil muito bonito. São vários detalhes que deixam o 3DS bonito: as 3 camadas de cores, a tampa brilhante e que não fica com marcas de dedos, várias luzes indicativas, os botões confortáveis… Tudo é muito bem acabado.

Lateral estilosa

Aplicativos incluídos
Mesmo sem nenhum jogo, dá pra se divertir muito com os aplicativos incluídos por padrão no 3DS. Os principais:

      • Face Riders: tire uma foto de uma pessoa e ela vira um inimigo num jogo de tiro. É simples, mas é divertido por conta das mil caretas que o personagem criado faz;
      • AR Games: usando os cartões de realidade aumentada você pode jogar alguns jogos simples e brincar com os Miis ou personagens da Nintendo, tirando fotos de tudo. É divertido, mas cansa rápido… principalmente por conta da limitação da distância entre o 3DS e os cartões;

        Fotos no AR Games
      • Praça Mii: como o nome indica, é uma praça aonde ficam os Miis que você encontra com o StreetPass. Dentro dessa praça tem também uma espécie de RPG de turnos com os Miis encontrados (muito bom!) e um quebra cabeça 3D. Como até agora não encontrei ninguém no StreetPass eu fui jogando o Mii Resgate (o RPG) usando as moedas de jogo (utilizando o pedômetro embutido você consegue 1 moeda a cada 100 passos com o 3DS em modo de descanso, no máximo 10 moedas por dia).
      • Existe também: Registro de atividade (estatísticas de uso do 3DS), Criador Mii, Som 3DS (ouvir e manipular música) e Câmera 3D (tire e veja fotos 3D)

Detalhes de sistema e recursos
O 3DS, em relação à família Nintendo DS, teve uma série de melhorias muito interessantes. Agora existe um controle exclusivo para ligar/desligar o WiFi (infinitamente melhor que no DSi), é possível suspender qualquer aplicativo/jogo e alterar o brilho da tela ou acessar a lista de amigos por exemplo. Falando na lista de amigos dessa vez é necessário somente um único Friend Code para tudo, sendo que é possível ver o perfil dos seus amigos (mesmo que limitado) e ser avisado de quando alguém entra online (a luz do StreetPass/SpotPass pisca). E tudo 100% em português do Brasil, inclusive os manuais no menu do 3DS.

Não gostei
3D nos jogos
Joguei 3 jogos diferentes até agora (Lego Star Wars, Rayman 3D e Pilotwings Resort) e o efeito 3D variou muito na qualidade. Dos três o Lego Star Wars apresentou o melhor 3D (muitas camadas, sensação de profundidade, partículas voando), enquanto o Pilotwings Resort teve o mais fraco (parece que seu personagem está ‘flutuando’ fora do cenário e só). Também observei imagens duplas no Pilotwings (nada de muito) e Rayman 3D (praticamente o tempo todo). Ah, sempre que jogo o Pilotwings tenho que colocar o 3D quase no mínimo, colocando no máximo me dá desconforto com poucos minutos. Claro, é só questão de tempo para que isso seja melhorado.

Cartão do 3DS, praticamente igual ao de DS

Câmera 3D
Eu testei pouco esse recurso, mas fiquei bem decepcionado. É difícil tirar fotos boas em 3D, na maioria das vezes fica uma imagem dupla… Sem contar que a qualidade das fotos é muito baixa (por mais que fique ok na tela do 3DS). Ao menos dá pra visualizar fotos 3D baixadas da internet, ficam ótimas. Edit: Fiz mais testes e agora entendi como tirar fotos 3D corretamente, muito interessante. Uma pena que a qualidade é baixa.

A câmera em uso

Bateria
Sim, a bateria não dura tanto quanto a do DS. Não cheguei a contar exatamente o tempo, mas é por volta de 5h. Não é tão problemático pra mim, já estou acostumado com a bateria do PSP.

Posicionamento do direcional digital/Circle Pad
O posicionamento do direcional digital e do Circle Pad não é dos melhores e cansam os dedos se você jogar por muito tempo.

Posicionamento da Stylus
A caneta stylus agora é retrátil, mas fica guardada em um lugar estranho: na parte superior do console, perto do botão R. E ela fica guardada fechada, sempre que for usar tem que tirar e abrir ela.

A stylus

Botões Start/Select/Home
Esses botões ficaram em uma posição estranha, sem contar que eles precisam ser apertados com força.

Menu de sistema pelas metades
Não está disponível ainda o eShop (a nova loja online) e nem o browser de internet. Ok, vão ser lançados no fim de Maio, mas custava lançar junto com o console?

O que espero do futuro

Jogos
Sim, a lista de lançamento é bem fraca e os lançamentos futuros não parecem tão incríveis assim… Torço que na E3 sejam anunciados muitos jogos. Remakes são legais (como o Zelda Ocarina of Time 3D e Star Fox 64 3D), mas quero coisas completamente novas.

Novas funcionalidades
Espero que a Nintendo tenha aprendido com os erros do System Menu do Wii e continue trazendo novidades pro 3DS. Ok, no primeiro update veio um clip em 3D, mas coisas melhores podem ser feitas.

~

Então é isso. Estou gostando muito do 3DS, mas é difícil ainda saber se ele vai ser tão lucrativo e interessante quanto o Nintendo DS foi. A sensação é que ele é uma atualização do Nintendo DS, até agora não fui convencido de que 3D é algo extremamente necessário e incrível, é esperar pra ver a tecnologia ser melhor utilizada. A Nintendo mostrou que aprendeu algumas coisas (por mais que tenha errado umas besteirinhas), espero que continue assim.

Aberto...
...e fechado
AR Cards
Mais AR Cards
Meu Friend Card

*Ah, para quem tiver o 3DS e quiser me adicionar como amigo, meu Friend Code é 1203-9254-0120, só não esqueça de me passar o Friend Code também.

Anúncios

16 comentários em “Impressões: Nintendo 3DS”

      1. É sério que você usa o DSi XL só para leitura e música? Sei lá, tanto jogo legal pra DS, se limitar a só isso é meio que desperdício… Sem contar também que o player de audio do DSi é limitado.

        É como eu disse: o 3DS não me convenceu em nada ainda, só acabei comprando pela oportunidade boa =)

    1. Inveja? Nossa, hahaha XD
      Olha, eu sinceramente não tô muito animado com o Zelda Ocarina of Time 3D (já o Star Fox 64 3D é compra quase certa), mas torço que seja produzido um Zelda completamente novo 🙂

  1. Li e achei bacana a analise, porem discordo em alguns pontos, e concordo em outros…
    A Camera poderia ter sido feita com uma capacidade maior, de pelo menos 1.4Mpx, O 3D da foto fica legal, sem falar que vc pode ajustar as duas imagens pra regular a profundidade dos objetos. Tenho o jogo Ridge Racer 3D, e pelo menos os efeitos 3D dele nao deixam a desejar…
    Os botoes de movimento inferior nao sao confortaveis, mas o Cicle Pad nunca me incomodou, quanto aos botoes Select/Home/Start, achei normais, e vc usa a mesma força que vc aperta os botões A/B/X/Y.
    a Bateria dura pouco, isso é fato, mas jogando os antigos jogos de DS isso nem parece existir, até pq nao gosto do bilho maximo da tela, uso sempre entre o 1 e 3.
    a Stylus tem um posicionamento discreto, nao é tão prático retirar, mas nem é dificil, talvez por nunca ter tido um DS anterior, eu nao estranhe tanto…

    1. Então, sua opinião é diferente da minha justamente por você não ter tido um DS antes.
      Na verdade eu gosto muito do Circle Pad, inclusive ele é excelente para jogar jogos 3D de DS, ficou meio estranho no texto mesmo.
      Agora tenho que discordar de você sobre os botões Select/Home/Start, de jeito nenhum tem que aplicar a mesma força que os botões A/B/X/Y, você tem que tipo “afundar” eles.
      O efeito 3D varia muito de pessoa para pessoa e de jogo para jogo. Eu joguei o Ridge Racer 3D recentemente e sinceramente não vi nada de mais no efeito 3D, achei ele mais interessante em outros jogos.
      E a bateria dura aproximadamente o mesmo tanto quando utilizados jogos de DS, mas dura bem menos com jogos de 3DS (que deveria ser o principal tipo de jogo utilizado no 3DS, se tivessem mais jogos interessantes…), mas nada que incomode tanto. E sim, utilizar o brilho da tela além do nível 3 é pedir pra bateria acabar rápido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s