Esfera, de Michael Crichton

Li uma sinopse um pouco mais detalhada de Esfera e esperava um thriler sci-fi… e realmente é isso e mais um pouco.

Em Esfera, Michael Crichton fala-nos de uma intrigante e admirável descoberta feita no Pacífico Sul. A mil pés da superfície da água foi encontrada uma nave espacial de dimensões descomunais e que, embora tudo indique que tenha caído do céu, parece estar intacta. Mas a equipa de cientistas encarregada de investigar a nave vai ainda fazer uma outra descoberta absolutamente surpreendente. É que a nave parece ter, no mínimo, trezentos anos.

Com um ritmo acelerado, Esfera lembra muitíssimo um filme de ficção científica, mas surpreendentemente tudo é muito bem desenvolvido e tem lógica (até certo ponto, claro). A maioria dos personagens é bem interessante e como a narrativa é do ponto de vista de um psicólogo, acompanhamos análises detalhadas sobre a personalidade de cada um. Na verdade o maior destaque é justamente esses personagens, são suas características psicológicas que movem todos os acontecimentos. As explicações são bem lógicas e bem fundamentadas, só uma ou outra coisa que parece meio estranha. E é difícil largar a leitura, já que todo momento algo novo e instigante acontece.

A parte ruim fica por conta dos fatos que parecem “jogados”: as vezes do nada acontece algo estranho, sem explicação nenhuma… Outro problema é que com tanta coisa acontecendo demora muito para as explicações serem feitas, se eu não soubesse de certos pontos-chave da trama eu provavelmente teria gostado bem menos. Ah, o final também é digno de nota: não é ruim, mas é um tanto quanto preguiçoso e acaba diminuindo demais todos os acontecimentos na trama.

No fim das contas gostei muitíssimo de Esfera. Para mim os defeitos não incomodaram tanto, mesmo eu que não gosto desse tipo de história adorei. Um ótimo thriler sci-fi que não se resume somente em acontecimentos estranhos e sem explicação, muito bom!

Anúncios

2 comentários em “Esfera, de Michael Crichton”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s