O Marinheiro Que Perdeu As Graças do Mar, de Yukio Mishima

Acabei lendo esse livro por acaso e fiquei bem intrigado com ele…

O Marinheiro Que Perdeu As Graças do Mar é a história de um garoto de treze anos que junto de um gangue de garotos de sua idade possuem um ódio pelo mundo adulto. Diante do enlace amoroso de sua mãe, uma viúva atraente, e um oficial da marinha mercante, os seus sentimentos se tornam mais obsessivos e trágicos.

A trama, numa primeira olhada, parece extremamente simples (e realmente é), mas a escrita de Mishima e o trio de personagens principais deixa tudo bem atraente. Fusako é a viúva que sente falta de um companheiro e tem uma vida regular desde a morte do marido; Ryuji é um marinheiro solitário que finalmente encontra em Fusako um motivo para ficar em terra; Noburu é um garoto introspectivo e que na verdade se sente superior aos adultos e suas regras, influenciado facilmente por falta da figura de um pai. Todos eles têm personalidades bem profundas e reflexões bem interessantes, sendo Noburu e sua ‘gangue’ o maior destaque.

O estilo de Mishima é bem descritivo e rebuscado: um simples pensamento pode se estender por 2 ou mais parágrafos. Em boa parte do tempo esse recurso é bom, só que em alguns momentos se torna algo meio cansativo. Notei também que o texto tem várias passagens autobiográficas, principalmente no que diz respeito à gangue de Noburu, já que Mishima teve uma vida bem conturbada. E existem também alguns momentos bem desconcertantes, por mais que necessários.

No fim das contas ‘O Marinheiro Que Perdeu As Graças do Mar’ não é um livro fácil de se recomendar. Um pouco cansativo e muito brutal (principalmente no final), só agrada quem realmente tiver disposto a relevar estas questões. Mesmo com tantas ressalvas achei que foi uma ótima leitura.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s