Memórias de uma Gueixa, de Arthur Golden


Girando com minha cabeça inclinada em certo ângulo eu podia estar indagando: “Onde passaremos o dia juntos, Presidente?” Estendendo meu braço e abrindo meu leque eu dizia como estava grata por ele ter me honrado com sua companhia. E quando fechava de novo o leque mais tarde naquela dança, eu estava lhe dizendo que nada na vida me interessava mais do que agradar a ele. (pág 165)

Bem, Memórias de uma Gueixa foi uma surpresa bem agradável. Eu não esperava nada dele e no fim acabei gostando muitíssimo.

Em Memórias de uma Gueixa acompanhamos a vida de Chiyo, garota que é brutalmente retirada de sua simples vila natal e é levada a Quioto para ser uma gueixa. Chiyo, que depois passa a ser Sayuri, passa por todo tipo de dificuldade enquanto alimenta um amor platônico que dura a vida toda. No fim Sayuri acaba se tornando uma das maiores gueixas de Quioto.

A história de Sayuri é extremamente interessante e apaixonante, principalmente pelo fato da protagonista ser extremamente carismática e verossímel. Sim, o foco é um tanto que no sofrimento, mas o que me fez ler mais e mais era querer ver Sayuri superar tudo. Outra questão que gostei muitíssimo foi conhecer todo o ritual por trás de uma gueixa, é algo repleto de tradição e excelência, ao mesmo tempo que leva a uma vida relativamente triste.

O único defeito fica por conta de alguns pontos um pouco extensos de maneira desnecessária, seria mais agradável se alguns trechos fossem mais curtos. E também gostaria que alguns termos tivessem explicação/tradução, por mais que a maioria deles sejam detalhados muito bem.

Por fim é uma história de amor muito bonita, um convite para conhecer melhor o incrível mundo das gueixas.

Deixe um comentário

