Bilionários por acaso: A criação do Facebook, de Ben Mezrich

Bilionários por acaso: A criação do Facebook, como o nome implica, retrata toda a criação e crescimento da famosa rede social Facebook. O autor utilizou de uma série de entrevistas, documentos, livros e relatos para montar uma narrativa que lembra ficção, mas que na verdade é baseada completamente em fatos reais.

Pra mim a característica mais interessante nesse livro foi conhecer a história bagunçada do Facebook, assim como entender melhor como surgiu e quem são as pessoas por trás. E a história é mostrada de maneira agradável, não fica aquela impressão de livro-reportagem-chato. Mas o trunfo também se torna armadilha: muitas passagens são desnecessárias e fantasiosas, existem várias descrições irrelevantes e os personagens têm vários pensamentos fictícios (já que é impossível do autor saber exatamente o que se passava na cabeça dos personagens em vários momentos).

No fim das contas eu não acho o Mark Zuckerberg um “gênio”, como o livro gosta de frisar em alguns pontos… até me senti levemente enganado pelo subtítulo do livro que promete uma “história de genialidade”, já que não tem nada disso aqui. O motivo todo da criação do site e das intrigas também é um tanto quanto idiota, cheguei a sentir leve vergonha dos envolvidos. Por fim é até uma leitura legal, principalmente se você tiver interesse em saber mais um pouco sobre o Facebook.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s