Norwegian Wood

Conheci Haruki Murakami através do livro Hard-Boiled Wonderland and The End of the World e depois disso me tornei fã dele. Murakami preza principalmente pela escrita simples e por suas histórias complicadas, tendo como característica personagens melancólicos e solitarios, mas extremamente verossímeis. Seu texto costuma também ter várias referências à cultura pop, junto com questões existenciais/filosóficas e em alguns casos o surrealismo, combinados de forma incrível.

O último que li dele foi Norwegian Wood. Aqui Murakami nos apresenta Toru Watanabe, jovem estudante de teatro, e acompanhamos a tragetória dele da adolescência para a vida adulta. Parece cliché, mas tudo é colocado de uma maneira muito boa. Reproduzo aqui a resenha que postei no Skoob:

Norwegian Wood é daqueles livros suaves, mas completamente envolventes. Murakami utiliza mais uma vez de seus personagens solitários e melancólicos pra contar uma história que parece ser simples, mas na verdade é bem profunda.

Achei interessante aqui o foco principal da história: a morte e suas consequencias na alma. Pode não parecer tanto isso por conta do rumo dos acontecimentos, mas a morte está ali sempre, presente de alguma maneira, sempre acompanhadas de jazz e de música. E como sempre os personagens são incríveis, humanos e reais, é difícil não se apaixonar por eles.

Minha única ressalva aqui é o uso um tanto quanto exagerado de sexo. Entendo sim que é necessário no contexto da história e dos personagens, mas acho que Murakami poderia ter maneirado um pouco.

Por fim mais uma vez Murakami me surpreende, afinal ele consegue transformar pessoas e histórias ordinárias e comuns em algo extremamente envolvente, que você acaba se identificando e tomando como quase real. Recomendo não só para quem é fã do autor, mas para qualquer um que esteja procurando uma história de amor e de vida muito especial.

Só acho uma pena que seja complicado ler Murakami no Brasil. Os poucos livros dele publicados por aqui são um tanto quanto raros e caros, infelizmente. Hard-Boiled Wonderland and The End of the World mesmo eu li em inglês (e saiu por uma bagatela!), The Wind-up Bird Chronicle também lerei em inglês por não ter sido publicado ainda no Brasil. De qualquer maneira recomendo pra qualquer um que goste de personagens extremamente bem construídos e histórias instigantes.

Anúncios

2 comentários em “Norwegian Wood”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s