Peixes conceituais e torrente de memes

Piranhas desconstrutivas

Cabeça Tubarão (The Raw Shark Texts no original)  é um livro muito legal. A história gira em torno de Eric Sanderson: um dia ele acorda em uma cama sem lembrar quem é e de nada sobre o seu passado. Ele então começa a receber cartas de si mesmo (que se auto intitula “Eric Sanderson Numero 1”, seu “eu anterior”) e descobre que suas memórias estão sendo devoradas pouco a pouco pelo ludovício, um tipo de peixe conceitual (sendo nesse caso um tubarão). Sendo assim ele vai tentar de tudo pra se livrar dessa ameça e de muitas outras conspirações no caminho.

A sacada interessante da história são as várias referências ao mundo contemporâneo e narrativa rápida, ao mesmo tempo que utiliza de complexos (e também muito confusos) conceitos (peixes conceituais? comitê do não-espaço? identidade coletiva? códigos e pseudo-códigos?). O livro também é cheio de coisas legais como desenhos em ascii, fotos, montagens e outras coisas, assim como dizem as línguas que existem sub-tramas escondidas nas entrelinhas (que eu não percebi até o momento). O autor preparou também um capítulo exclusivo pra versão brasileira.

Uma das coisas que eu gostei muito nessa bagunça toda é a interação do leitor com o a história. Foi criado um blog (ou site, sei lá) com postagens relacionadas ao livro e postaram lá um vídeo que achei ótimo, gostei muito. Segundo o site:

“Shark” (1978), custou 60 dólares e foi dirigido por crianças de 12 anos. O tubarão cenográfico afundou logo após a primeira cena, o que acabou por acrescentar um ar misterioso à película, rodada em Super8.

Ainda não terminei o livro, mas recomendo a todos que queiram uma leitura psicodélica e incomum Interessante

Update: Terminei o livro. Estou simplesmente sem palavras, é totalmente maluco, dá margem pra vários entendimentos diferentes. No fim das contas eu gostei muito.

Anúncios

3 comentários em “Peixes conceituais e torrente de memes”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s