Troca não tão equivalente

3estrelas

Após muito tempo de espera e especulações finalmente o mangá de Fullmetal Alchemist foi lançado no Brasil pela Editora JBC e está atualmente na 5ª edição. Infelizmente essa espera não foi tão bem recompensada.

Fullmetal Alchemist conta a história dos irmãos Edward e Alphonse Elric, em um mundo que a alquimia é uma ciência que faz parte da vida das pessoas. Edward e Alphonse executaram a alquimia proibida: a transmutação humana. Com isso Alphonse perdeu todo o seu corpo e Edward perdeu uma das pernas e um dos braços (utilizado como troca para fixar a alma de seu irmão em uma armadura). Agora os dois andam pelo mundo de Amestris à procura da Pedra Filosofal, item que os dois acreditam que os ajudará a recuperarem seus corpos originais.

A trama do mangá gira inicialmente sobre as aventuras dos irmãos Elric. Muitos temas interessantes como vingança, religião e ética são abordados. Alguns podem não se interessar pela história de início, pois as duas primeiras edições são somente uma apresentação dos protagonistas e do mundo da alquimia. Diferentemente da versão anime, o mangá tem um ritmo mais rápido e trama bem mais desenvolvida, com muito mais personagens e pontos importantes. O traço é um tanto quanto simples, oscilando entre momentos muito bons e outros muito fracos, mas no geral cumpre o seu papel.

O problema da versão brasileira foi o tratamento que a editora JBC deu ao mangá. São edições quinzenais, sendo que estas representam metade de uma edição original japonesa. A adaptação é fraquíssima e cheia de gírias, descaracterizando a personalidade de alguns personagens. A edição também não é das melhores, contando com quadrados brancos e feios em volta de alguns dos nomes dos capítulos. A qualidade do papel é bem menor em comparação com outros títulos de meia edição da editora como XXXHOLiC e Tsubasa Reservoir Chronicle. Para completar o terror cada edição custa absurdos R$6,90, totalizando R$13,80 mensais. Felizmente a partir da terceira edição a qualidade da adaptação e edição melhorou muito, mas ainda não explica o preço abusivo.

Fullmetal Alchemist tem uma ótima história, que é melhor que a do anime. O preço salgado atrapalha muito, mas se você tiver algum (algum nada, muito) dinheiro sobrando é um ótimo investimento.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s