Reportagem estendida

A Sangue Frio

3estrelas

Uma família é brutalmente assassinada nos EUA na década de 50 e o jornalista Truman Capote se aproveita disso para escrever A Sangue Frio, um romance-reportagem.

A família Clutter era uma típica família americana: pacata, vista com bons olhos, íntegra.  Não fazia mal a ninguém. Mesmo com estas características, a família foi assassinada por uma dupla de criminosos, que acreditavam ter executado “o crime perfeito”. Ao contrário do que pensavam, os assassinos foram descobertos e condenados à pena de morte vários anos após o crime.  Capote redescreve com a maior quantidade de detalhes possível a história da família Clutter e seus assassinos Perry Smith e Dick Hicock.

A narrativa é extremamente descritiva, tudo é contado em minuciosos detalhes. Não existe também uma quebra constante, sendo assim tudo é contado em pouquíssimos e longos capítulos. O estilo de escrita do autor as vezes cansa, como a quebra de sentenças, não tão longas, em várias frases menores.

O problema de A Sangue Frio é que ele está mais para uma reportagem extremamente detalhada e longa do que para um romance. É um acompanhamento da trajetória dos assassinos e uma coleção de depoimentos e dados montados de tal maneira que parece um romance.  Quem não está acostumado com o estilo pode se assustar e largar o romance logo depois de algumas poucas páginas. Outro problema de ser mais uma reportagem do que um romance é que a história é o mais previsível possível, não existem reviravoltas e muito menos mistérios para o leitor tentar desvendar, tudo acontece da maneira mais simples e direta possível. Por outro lado a personalidade dos assassinos é explorada e exposta ao máximo, tornando-os bem reais.

Mesmo sendo extremamente cansativo, A Sangue Frio recompensa o leitor com um nível de detalhamento absurdo e com dois personagens muito bem construídos.  Ficou faltando somente um pouco mais de ficção para não parecer somente uma gigantesca reportagem sobre um fato específico.

Anúncios

Um comentário em “Reportagem estendida”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s